Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Geotecnologia

A Análise de dados epidemiológicos no combate á arboviroses: Entenda!

06/11/2023
3 min de leitura
A Análise de dados epidemiológicos no combate á arboviroses: Entenda!
Junte-se a mais de 2.800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em um mundo cada vez mais conectado, a combinação de tecnologia de ponta e análise de dados epidemiológicos têm se mostrado uma arma poderosa na luta contra as arboviroses. Uma das inovações mais promissoras nesse campo é o uso de drones dotados de inteligência da informação, geoanalytics e BI (Business Intelligence).

Quando a análise de dados acontece de maneira eficiente, orientada por dados e em tempo real para tratar problemas epidemiológicos, o tratamento e profilaxia do Aedes aegypti se torna ainda mais eficiente e ágil. 

No entanto, esse tipo de análise abrange diversas tecnologias em conjunto, e neste artigo, você irá entender o conceito da análise de dados epidemiológicos e conhecerá suas principais vantagens e benefícios. 

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Afinal, o que é análise de dados epidemiológicos?

De maneira geral, a análise de dados epidemiológicos é o processo de coleta, organização e interpretação de informações relacionadas à saúde de populações. 

Ela envolve a identificação de padrões, tendências e fatores que podem afetar a disseminação de doenças, permitindo a elaboração de estratégias eficazes de prevenção e controle.

Nesse contexto, os dados epidemiológicos abrangem informações sobre incidência de doenças, geolocalização de casos, fatores de risco, características das vítimas e outros detalhes que auxiliam na compreensão das dinâmicas das arboviroses. 

A análise desses dados pode ser feita de maneira tradicional, mas o advento da tecnologia trouxe novos horizontes para a sua aplicação.

Portanto, os dados epidemiológicos são a base para o planejamento de estratégias eficazes no combate às arboviroses, proporcionando às autoridades de saúde informações necessárias para direcionar recursos e esforços de forma mais precisa. 

Como os dados epidemiológicos influenciam no combate às arboviroses?

Detecção antecipada de surtos

A análise de dados epidemiológicos permite a detecção antecipada de surtos de doenças transmitidas por vetores. Com a identificação de áreas com aumento anormal de casos, as autoridades de saúde podem agir prontamente, implementando medidas de controle e conscientização.

Identificação de focos de infestação

Através da análise de dados georreferenciados, é possível identificar áreas com maior potencial para a proliferação do vetor, como o Aedes aegypti, permitindo uma alocação de recursos, como larvicidas orgânicos para o combate direto aos criadouros.

Medidas de controle mais enxutas

A coleta contínua de dados epidemiológicos permite avaliar a eficácia das medidas de controle adotadas. Se as ações não estiverem alcançando os resultados desejados, é possível ajustá-las de acordo com as informações coletadas.

Campanhas de conscientização mais direcionadas

A análise de dados epidemiológicos também auxilia na identificação de grupos de maior risco e na personalização de campanhas de conscientização. Dessa forma, é possível direcionar informações e recursos para os públicos que mais precisam de educação e suporte.

Análise preditiva

A análise de dados epidemiológicos combinada com tecnologias de B.I. possibilita a análise preditiva, antecipando tendências e ajudando na tomada de decisões informadas. 

Com essa abordagem, é possível criar modelos que estimam a propagação das arboviroses com base em diversos fatores, como condições climáticas, estrutura de áreas, sazonalidade e densidade populacional, permitindo a preparação antecipada para possíveis surtos.

Como o TechDengue pode te ajudar?

O TechDengue é um projeto da Aero Engenharia, mesclando B.I, engenharia e geoanalytics para chegar a um produto inovador e com eficácia comprovada.

Atuamos no mercado desde 2016 e somos pioneiros na entrega de uma solução tecnológica completa, e totalmente orientada por dados de Geonalaytics. A análise de dados epidemiológicos soma-se aos inúmeros processos tecnológicos que já utilizamos.

Nosso produto resume-se em 5 passos importantes, que são:

1. Planejamento: A estratégia de atuação é definida em conjunto com o município;

2. Mapeamento: É empregada tecnologia de ponta para adquirir maior qualidade da informação obtida;

3. Análise: Aplicamos ciência de dados, inteligência da informação e engenharia de ponta para identificação dos focos de reprodução do Aedes aegypti;

4. Tratamento: O TechDengue é pioneiro na parte de tratamento e profilaxia de maneira 100% remota. Isso porque os drones são embarcados com tecnologia exclusiva, promovendo a inserção direta de larvicidas biológicos;

5. Relatórios gerados com B.I: As informações são geradas por relatórios digitais e disponibilizadas no portal AeroMap (plataforma exclusiva GIS), facilitando o acompanhamento das ações e na tomada de decisão.

A dengue continua sendo um fator de saúde pública severo em determinadas épocas do ano. Por isso, atrelar métodos modernos junto aos convencionais, potencializa o resultado do controle e combate.

Portanto, conte com tecnologia de ponta e inteligência de dados para o combate à dengue. Acesse agora mesmo o site do TechDengue e entre em contato com um de nossos especialistas. 

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *