Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Dengue em Brumadinho

29/10/2023
Dengue em Brumadinho
Junte-se a mais de 2.800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Desafio

O aumento no número de casos de dengue em Brumadinho se tornou uma realidade em diversas áreas do país em 2023 e com o município de Brumadinho não foi diferente. Lá, o desafio era aumentar a eficiência na identificação e tratamento de pontos de oportunidade e interesse (POI’s) nas áreas rurais, que são de difícil acesso aos agentes das zoonoses.

Os dificultadores presentes nestas regiões tornavam a operação morosa para os agentes comunitários de endemias (AEC) e onerosa para os cofres municipais, o que acabava comprometendo resultado na ponta, que era o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Solução

Na cidade em questão, nossa atuação também se deu por meio do uso de drones embarcados com tecnologia própria, onde, mapeando uma área de 2.865 hectares, foi possível identificar 5.769 POI’s.
A operação em Brumadinho, foi além do mapeamento, identificação e análise. Lá realizamos a etapa de tratamento e profilaxia nas áreas onde foram realizados os aerolevantamentos.


Através da Geointeligência, extraímos informações que nos permitiram traçar planos de ação em conjunto com a gestão pública, que resultaram em sobrevoos nas áreas identificadas com possíveis focos para realização o tratamento, onde dispensamos através de drones, pastilhas de larvicida biológico, aprovado e recomendado pelo ministério da Saúde.

Resultados gerados com a dengue em Brumadinho

Esta iniciativa gerou eficiência operacional, pois realizamos todo o processo de mapeamento, identificação e análise, tratamento e profilaxia em um curto intervalo de tempo, o que era inviável apenas com a atuação de agentes comunitários de endemias.

Reduzimos os custos da operação e tornamos o processo de controle ao Aedes aegypti mais ágil e seguro, uma vez que tem menor exposição do trabalho humano em áreas de risco.
Com a utilização de 7.058 pastilhas de larvicida, tratamos 4.586 dos 5.769 POI’s identificados. Isso representa um índice de 79% de possíveis focos tratados, reduzindo a dengue em Brumadinho.