Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Techdengue Contagem

30/10/2023
Techdengue Contagem
Junte-se a mais de 2.800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Desafio:

O município de Contagem registrou, em 2023, um aumento de 51% nas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti comparado ao ano anterior.


A gestão pública em vigor vinha enfrentando um grande desafio para reduzir os casos, pois todas as ações adotadas não geravam o resultado necessário e os registros seguiam em uma curva ascendente.


A cidade investiu em campanhas de conscientização em massa, bota fora em regiões mais críticas, intensificação de ACE’s, dentre outras medidas.


Nas ações de limpeza, mais de 7 toneladas de lixo foram recolhidos e ainda assim, o índice de sucesso era baixo.


Nosso desafio com o Techdengue Contagem, era identificar a possível causa raiz que justificasse a baixa efetividade das ações promovidas na cidade para reverter o cenário.

Solução:

Realizamos o mapeamento com drones embarcados por tecnologia própria e ao fazer a análise dos dados coletados no aerolevantamento, conseguimos identificar que 92% dos pontos classificados como lixo e entulho, que serviam como criadouros do vetor, estavam localizados dentro dos domicílios dos munícipes, o que explicava o baixo retorno das medidas adotadas até então.


Por meio da inteligência da informação, entregamos relatórios digitais que apontavam os locais exatos onde havia acúmulo de lixo para que os gestores de saúde pública pudessem promover ações assertivas conforme a necessidade de cada região.

Resultados do Techdengue Contagem:

As ações de mapeamento e análise do Techdengue Contagem permitiram a identificação de vários fatores críticos, que acabam sendo imperceptíveis aos métodos convencionais de controle e combate às arboviroses.


Neste caso, 78% dos POI’s identificados foram passíveis de solução definitiva. Isso mostra que adotar novas formas de controle e combate à dengue, somadas aos métodos tradicionais, traz um ganho de eficiência significativo à saúde pública e consequentemente, aumenta a qualidade de vida da população. O Case Techdengue Contagem ressalta eficientemente esta abordagem.