Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Arboviroses

Confira 3 estratégias eficientes no combate á Dengue

25/10/2023
2 min de leitura
Confira 3 estratégias eficientes no combate á Dengue
Junte-se a mais de 2.800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Com o crescente desenvolvimento da tecnologia na atualidade, podemos perceber o quanto os órgãos públicos destinados à saúde e bem estar da população podem se beneficiar de recursos e dispositivos mais desenvolvidos, especialmente no que diz respeito ao combate á dengue.

Dessa maneira, é fundamental obter medidas mais estratégicas para reduzir a proliferação atuando diretamente na eliminação dos focos do mosquito. Por isso, preparamos um artigo contendo 3 maneiras eficazes para combater o Aedes aegypti.

Continue a leitura!

O desafio dos órgãos públicos no combate a dengue

Embora existam medidas de prevenção e controle da dengue já estabelecidas pelas autoridades de saúde, ainda enfrentamos grandes desafios no combate á doença.

De acordo com informações divulgadas pelo G1, 75% dos municípios brasileiros registraram casos de dengue em 2023. Somente em março, houve um pico em relação aos casos da doença, mostrando mais de 45 mil registros em apenas três dias.

Épocas de chuva, calor e umidade tanto promovem a reprodução de novos focos quanto incentivam o aumento da atividade do mosquito nas cidades, tanto em áreas urbanas quanto rurais. 

Para enfrentar esse desafio, as prefeituras podem não apenas educar e conscientizar a população sobre as boas práticas para reduzir a proliferação e contaminação, mas como também adotar ações mais eficientes e modernas no combate á dengue.

3 estratégias para combater a dengue

Entendendo os desafios a serem realizados, confira abaixo 3 maneiras práticas que contribuem com a redução da reprodução do mosquito e, consequentemente, a proliferação do vetor.

1. Campanhas de conscientização digital

Com a democratização da internet, o conhecimento nunca esteve tão acessível. Investir em campanhas de conscientização através de mídias sociais é uma excelente forma de alcançar um maior número de pessoas e trazer as boas práticas que já são difundidas, como em outdoors, TV e rádio. 

Além disso, campanhas de marketing online mais direcionadas podem sensibilizar a população e promover a eliminação de criadouros em suas casas, contribuindo no combate á dengue.

2. Capacitação de agentes de saúde

O treinamento contínuo de agentes de saúde e equipes de controle de vetores para o uso de técnicas modernas de prevenção ainda continua a valer, uma vez que podem ser introduzidos em habilidades e competências inovadoras para lidar com o vetor sob novas óticas.

3. Uso de tecnologia e inteligência da informação no combate á dengue

O uso da inteligência da informação no combate à dengue é fundamental para direcionar estratégias eficientes. Através da inteligência de dados, é possível coletar informações como dados epidemiológicos e focos de mosquitos.

Com a análise desses dados, é possível identificar padrões, mapear áreas de maior incidência e identificar fatores de risco. O Business Intelligence (BI) permite a visualização e análise desses dados, facilitando a tomada de decisões baseada em informações concretas.

Além disso, o uso de drones equipados com sensores e câmeras, por exemplo, permite localizar e tratar regiões de foco de maneira ágil, contribuindo com a redução de casos e melhoria da saúde pública.

Com o TechDengue, é possível tratar regiões de foco de maneira ágil e efetiva

A Aero Engenharia desenvolveu a inteligência do TechDengue, mesclando B.I, engenharia e Geoanalytics para chegar a um produto inovador com eficácia comprovada.

Atuamos no mercado desde 2016 e somos pioneiros na entrega de uma solução tecnológica completa, totalmente orientada por dados e por meio de geoanalytics.

Confira o nosso produto em 5 etapas:

1. Planejamento: a estratégia de atuação é definida em conjunto com o município;

2. Mapeamento: é empregada tecnologia de ponta para adquirir maior qualidade da informação obtida;

3. Análise: aplicamos ciência de dados, inteligência da informação e engenharia de ponta para identificação dos focos de reprodução do Aedes aegypti;

4. Tratamento: o TechDengue é pioneiro na parte de tratamento e profilaxia de maneira 100% remota. Isso porque os drones são embarcados com tecnologia exclusiva, promovendo a inserção direta de larvicidas biológicos;

5. Relatórios gerados com B.I: as informações são geradas por relatórios digitais e disponibilizadas no portal AeroMap (plataforma exclusiva GIS), facilitando o acompanhamento das ações e na tomada de decisão no combate á dengue.

Confira o nosso vídeo e veja, na prática, como o TechDengue atua:

A Dengue continua sendo um fator de saúde pública severo em determinadas épocas do ano. Por isso, atrelar métodos modernos junto aos convencionais, potencializa o resultado do controle e combate.

Portanto, conte com tecnologia e inteligência de dados para o combate á dengue. Acesse agora mesmo o nosso site e entre em contato com um de nossos especialistas.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Confira 3 estratégias eficientes no combate á Dengue”

Drone dengue: a nova tecnologia no combate ao vírus - Blog

[…] forma precisa os torna ferramentas valiosas no combate a doenças transmitidas por vetores, como a dengue. Entenda o uso de drones a favor desse […]

Inovação para o combate a dengue: Conheça o TechDengue!

[…] Em 2022, segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 1.450.270 casos prováveis de dengue, evidenciando a persistência do […]