Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Uncategorized

Drones na saúde pública: entenda como funcionam e quais são as vantagens para o setor

25/10/2023
Drones na saúde pública: entenda como funcionam e quais são as vantagens para o setor
Junte-se a mais de 2.800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em suma, o desenvolvimento tecnológico trouxe consigo inúmeras maneiras para otimizar atividades que anteriormente eram burocráticas. Dessa maneira, os drones na saúde trazem recursos dotados de inteligência da informação e geonalytics, contribuindo ainda mais com estratégias avançadas em prol da saúde pública. 

No entanto, de acordo com informações divulgadas pelo UOL, realizada pelo IEPS (Instituto de Estudos Para Políticas de Saúde), foi visto que entre 2013 e 2023, o investimento em saúde pública caiu em 64%. 

Em teoria, sabemos que esses investimentos, em grande parte, são destinados à ampliação da infraestrutura do SUS. Porém, existe uma parcela financeira destinada ao investimento de recursos que visam melhorar a saúde pública, sobretudo em épocas endêmicas.

 A redução de verbas no decorrer dos anos para o setor público é um fator preocupante, e dessa maneira, é fundamental encontrar recursos que ofereçam um custo-benefício eficiente. 

Desse modo, os drones assumem um papel fundamental na parte de profilaxia, tratamento e controle do Aedes aegypti, vetor causador da Dengue, Febre Zika, Chikungunya, entre outros.

Deseja saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira a importância e as funcionalidades do drone na saúde pública. 

Como funcionam os drones no setor de saúde pública? 

Os drones possuem inúmeras utilidades na saúde pública através de imagens geoespaciais e geonalytics para promover informações mais assertivas e baseadas em dados reais. Além disso, garantem a capacidade de transportar componentes para tratamento e prevenção em diversos processos, como:

Entrega de suprimentos médicos

Um processo extremamente funcional do uso de drones na saúde pública é a entrega de suprimentos médicos para áreas mais remotas ou que possuem difícil acesso. Além disso, também é possível agilizar a entrega de suprimentos durante emergências e desastres naturais.

Apoio a programas de vacinação

É possível realizar o transporte de vacinas para áreas mais remotas, garantindo que as campanhas atinjam lugares populacionais de difícil acesso. 

Monitoramento epidemiológico

Os drones na saúde desempenham um papel vital no monitoramento epidemiológico no setor de saúde pública, fornecendo uma abordagem inovadora e eficaz para a coleta de dados e vigilância em situações de surtos de doenças. 

Essas aeronaves não tripuladas oferecem diversas funcionalidades que aprimoram a capacidade das autoridades de saúde pública em lidar com ameaças epidemiológicas.

Em primeiro lugar, os drones podem ser rapidamente implantados em áreas remotas ou de difícil acesso, permitindo que as equipes de saúde coletem informações críticas em tempo real. 

Além disso, os drones na saúde podem ser equipados com sensores avançados, câmeras de alta resolução e tecnologia de aeroimagem, possibilitando a identificação e monitoramento de vetores de doenças, como o Aedes aegypti.

Drones na saúde pública: A importância da aeronave no controle de endemias

Embora o uso de drones na saúde pública se adeque em inúmeras atividades, ainda assim devemos destacar seus incríveis benefícios para o controle de endemias, especialmente em épocas onde o foco do mosquito da Dengue aumenta de maneira exponencial. 

De acordo com dados divulgados pelo O Globo, o Brasil ultrapassou mais de 1 milhão de casos da doença em 2023. Isso significa que embora os programas de incentivo ao combate e tratamento do vírus tenham o seu valor, ainda assim carecem de métodos mais modernos e tecnológicos para trazer robustez aos resultados. 

4 Vantagens do uso de drones no combate ao Aedes aegypti

Entendendo que entre as inúmeras aplicações do drone na saúde pública, destacam-se os processos envolvendo o bem estar da população através de medidas de combate e tratamento do Aedes aegypti. Confira as vantagens de investir em drones para essa atividade:

1. Monitoramento preciso e eficaz

Drones podem realizar varreduras aéreas de áreas urbanas, suburbanas e rurais, permitindo uma visão abrangente e eficiente de locais propensos à proliferação de mosquitos. Isso ajuda as autoridades de saúde a identificar focos de infestação e planejar ações preventivas de forma mais precisa.

2. Acesso á áreas de difícil alcance

As aeronaves não tripuladas podem acessar áreas de difícil alcance, como telhados, prédios e lotes abandonados, áreas de vegetação densa e pântanos, onde os mosquitos costumam se reproduzir. Esse processo permite que as equipes de controle de vetores identifiquem e eliminem os criadouros de maneira eficaz.

3. Aplicação precisa de larvicidas

Os drones podem ser equipados com sistemas de pulverização que permitem a aplicação precisa de larvicidas em áreas críticas. Isso reduz o desperdício de produtos químicos e minimiza os impactos ambientais.

4. Segurança e redução de custos 

O uso de drones na saúde pública para o combate ao Aedes aegypti reduz a exposição de cidadãos a áreas de alto risco e diminui os custos operacionais em comparação com métodos tradicionais de controle de vetores, como inspeções manuais.

TechDengue: A solução completa para o tratamento e profilaxia de arboviroses 

Quando começamos o desenvolvimento deste projeto, desde 2016, nos deparamos com o fato de que apenas mapear e identificar os pontos de oportunidade de reprodução do Aedes aegypti (que aqui vamos chamar de POI’s), não era suficiente, pois não traria uma resposta mais eficiente aos municípios. 

Então pensamos: “Porque não desenvolver um mecanismo capaz de tratar os pontos de difícil acesso, onde os agentes de combate a endemias não conseguem atuar?”

Foi a partir desta provocação que surgiu o TechDengue, que hoje é executado em diversos municípios a nível nacional e que entrega uma solução efetiva de ponta-a-ponta, de maneira colaborativa e integrada às ações cotidianas das gerências de Zoonoses. 

Quer saber mais sobre o nosso produto? Acesse agora o site da Teche Dengue e converse com um especialista. 

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Drones na saúde pública: entenda como funcionam e quais são as vantagens para o setor”

Combate á Dengue: Confira 3 estratégias eficientes - Blog

[…] Uncategorized […]

Sensoriamento remoto: Vantagens para a Sáude Pública - Blog

[…] sensoriamento remoto, monitora-se, de maneira contínua, as áreas afetadas. Os drones sobrevoam as regiões críticas, coletando dados em tempo real, e permitem acompanhar o […]