Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Uncategorized

Drones para combate a dengue: entenda a importância

11/01/2024
3 min de leitura
Drones para combate a dengue: entenda a importância
Junte-se a mais de 2.800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em geral, sabemos que o vetor transmissor da Dengue, o Aedes aegypti, continua em sua fase de crescimento e proliferação de maneira exponencial a cada ano. Os números praticamente dobram. E nesse quesito, percebemos como a tecnologia pode otimizar e revolucionar a maneira de tratamento e profilaxia: estamos falando dos drones para combate a dengue

Ao passo em que a tecnologia se desenvolve e traz consigo ferramentas e modelos extremamente eficientes para acelerar o trabalho da gestão pública dos municípios e dos agentes de zoonoses, a dengue continua crescendo no Brasil e assolando inúmeros munícipes  — especialmente aqueles que vivem em zonas tropicais e subtropicais.

De acordo com informações divulgadas pelo G1, ano de 2023, cerca de 75% dos municípios registraram casos de dengue. O maior pico da doença ocorreu em março, com 45.442 casos. 

Além disso, no dia 27/12/2023, o Ministério da Saúde emitiu uma nota registrando, ao todo, 1.079 mortes pela doença no Brasil

Seguindo o histórico de casos, os maiores picos da doença e de mortes foram em 2022, com 1.053 registros, e em 2015, com 986.

Ainda de acordo com as informações do Ministério da Saúde, em parceria com o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), áreas urbanas foram vistoriadas, e a porcentagem de criadouros com maior incidência de focos foram:

  • 39,7% em recipientes móveis (bebedouros e vasos de plantas);
  • 23,5% em latas e em recipientes de plástico;
  • 16,2% em depósitos ao nível de solo para armazenamento de água (tambor e caixas d’água);
  • 14,7% em ralos e vasos sanitários em desuso.

Portanto, assim como todo município precisa estar atento à eliminação dos focos, também há a necessidade de adotar novas medidas de tratamento e profilaxia, e nesse post, você vai conhecer o papel dos drones para combate a dengue

Continue a leitura!

O uso dos drones na atualidade

A interseção entre tecnologia e saúde pública tem gerado avanços notáveis, e os drones emergem como agentes potenciais na gestão eficiente de doenças transmitidas por vetores, como a dengue. 

Esses veículos aéreos não tripulados têm o potencial de desempenhar um papel crucial na prevenção e no controle de arboviroses, representando uma nova era na abordagem de combate a essas enfermidades.

Os drones para combate a dengue podem ser empregados para mapear áreas propensas à proliferação do mosquito, utilizando tecnologia de sensoriamento remoto para identificar potenciais focos de reprodução. 

Ao sobrevoar áreas urbanas, rurais e suburbanas, ou seja, regiões mais afastadas dos centros urbanos, esses dispositivos podem gerar mapas detalhados que ajudam as autoridades de saúde a compreender a distribuição geográfica dos vetores, permitindo uma intervenção mais precisa.

A capacidade dos drones em cobrir grandes extensões de território em tempo recorde é um trunfo inegável. 

Enquanto métodos tradicionais de monitoramento podem ser demorados e muitas vezes ineficazes, os drones oferecem uma resposta rápida, permitindo uma abordagem proativa na identificação e eliminação de potenciais criadouros do mosquito. Essa agilidade pode ser crucial para conter surtos e prevenir a disseminação.

A atuação dos drones para combate à dengue: entenda!

1. Mapeamento Inteligente: Desvendando Áreas de Risco

A capacidade de mapeamento dos drones representa uma revolução na identificação de áreas propensas à proliferação de vetores, como o Aedes aegypti

Utilizando inteligência de dados e georreferenciamento, essas aeronaves sobrevoam regiões urbanas e rurais, fornecendo uma visão precisa da distribuição dos vetores. 

Logo, o mapeamento inteligente não só otimiza os esforços de controle, como também permite a implementação de medidas preventivas direcionadas.

2. Monitoramento em Tempo Real: Tomada de Decisões Ágeis

A capacidade dos drones de fornecer dados em tempo real é um trunfo vital no enfrentamento das arboviroses. 

Além do mapeamento, esses dispositivos incorporam sistemas de Business Intelligence (B.I), gerando relatórios instantâneos. 

Essas análises informadas possibilitam uma tomada de decisão ágil, permitindo ajustes estratégicos conforme a evolução do cenário de saúde pública. A adaptação rápida é fundamental para lidar com surtos e garantir uma resposta eficaz nos drones para combate a dengue.

3. Eficiência na gestão de controle de arboviroses

Dispondo do uso de drones para combate a dengue, é possível notar otimização e mais agilidade em atividades de combate e profilaxia. 

Os drones podem sobrevoar regiões estrategicamente definidas pela Secretaria de Saúde dos municípios, agindo em conjunto com os agentes para atuar de maneira ágil e eficiente nos pontos de focos.

4. Redução de custos operacionais

Por se tratarem de veículos não tripulados, os drones podem desempenhar funções 100% remotas e online, evitando a necessidade de investimentos em capital humano ou em ferramentas para apoiar processos que envolvam o tratamento e profilaxia de forma física. 

A depender da tecnologia proveniente da aeronave, é possível realizar o tratamento e profilaxia em poucos minutos, garantindo máxima produtividade e redução de custos operacionais. 

Conheça o Techdengue: a solução completa em drones para combate a dengue

No que tange a gestão de saúde pública, o Techdengue se destaca como o pioneiro na utilização de tecnologia para a prevenção e tratamento de arboviroses por meio de drones para combate à dengue.

Com mais de uma década de experiência, a empresa tem sido uma peça fundamental na parceria com a secretaria municipal de saúde, oferecendo soluções inovadoras e eficazes por meio de inteligência de dados, georreferenciamento e business intelligence (BI) nas aeronaves da marca. 

Confira as etapas da metodologia única de tratamento e profilaxia de drones para combate a dengue:

1. Planejamento

No início do nosso projeto, adotamos uma abordagem estratégica meticulosa, desenvolvida em estreita parceria com as prefeituras. 

Na fase de Planejamento, visa-se estruturar áreas de atuação que estejam totalmente alinhadas aos interesses e necessidades específicas de cada município. 

2. Mapeamento

Na etapa do mapeamento, entramos na primeira atividade prática em relação ao tratamento e profilaxia com drones. Aqui, ocorre o sobrevoo de drones sobre as áreas selecionadas durante o planejamento

Em média, são captadas 200 imagens para cada hectare de voo, proporcionando uma base sólida para as fases subsequentes e promovendo uma visão abrangente das regiões de atuação.

3. Análise e Identificação

Na fase crucial de Análise, é realizado o processamento de imagens capturadas durante a fase de mapeamento. Através de tecnologia de ponta, o software especializado permite que a equipe identifique minuciosamente os locais com potencial reprodução do Aedes aegypti

Esta fase revela uma taxa média de conversão de 10% de pontos de possíveis focos em relação ao total de imagens captadas por hectare. Ao transformar dados e imagens em informações valiosas, eles são moldados e trazem oportunidades tangíveis para ações significativas e embasadas. 

Cada local de potencial reprodução não é apenas uma observação, mas uma oportunidade concreta para implementar medidas preventivas e corretivas.

4. Tratamento e Profilaxia 

Na fase de tratamento, é apresentada uma tecnologia embarcada para a dispersão do larvicida. 

Nossa abordagem prioriza a sustentabilidade, visando não apenas a eficácia no controle dos mosquitos, mas também um comprometimento máximo com o respeito ao meio ambiente e às comunidades que o Techdengue atua.

É introduzida uma pastilha de larvicida 100% orgânica, contendo Espinosade, derivado de processos avançados de fermentação biológica.

Este composto não apenas assegura uma eficácia notável no controle dos mosquitos transmissores, mas também demonstra o compromisso com processos sustentáveis e com a responsabilidade social.  

5. Business Intelligence

Reconhecendo a magnitude do impacto do projeto em comunidades e prefeituras, o Techdengue sentiu a necessidade de ir além dos moldes convencionais. Nossa abordagem abraça desde a captação até a análise de dados, transformando essas etapas em rotinas essenciais. 

Geramos relatórios 100% digitais, interativos e comentados, permitindo que órgãos municipais acompanhem de perto a evolução das ações e tomem decisões estratégicas baseadas em dados concretos. 

Gostou desse artigo? Agora que você já conhece os benefícios de drones para combate à dengue e como o Techdengue ajuda, de maneira eficiente, no tratamento e profilaxia de arboviroses, que tal conhecer o nosso projeto?

Acesse agora mesmo o nosso site e converse com um de nossos consultores

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *