Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Geotecnologia

Gestão de informação e business intelligence na saúde: tire suas dúvidas!

05/01/2024
4 min de leitura
Gestão de informação e business intelligence na saúde: tire suas dúvidas!
Junte-se a mais de 2.800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em um mundo cada vez mais tecnológico e inteligente, podemos perceber o quanto os dados tomaram conta de grande parte dos nossos processos. Nesse quesito, observamos a gestão de informação e business intelligence na saúde sendo armas incrivelmente utilizadas para prevenir e tratar, de maneira eficiente e eficaz, problemas da área. 

Em relação à saúde pública, por exemplo, estamos vendo a oportunidade de sair de moldes convencionais e aderirmos à tecnologia como maneira de otimizar as ações de combate às arboviroses, sobretudo ao Aedes aegypti, vetor causador de doenças como dengue, zika e chikungunya

Por isso, a gestão da informação, aliada ao business intelligence, que fornecem dados em tempo real e fomentam as atividades de zoonoses de maneira assertiva e orientadas por dados, é um dos pontos-chave para evitarmos epidemias, endemias e melhor a qualidade de vida dos munícipes. 

No post de hoje você vai entender a relação da gestão de informação e business intelligence na saúde pública, e descobrirá como esses dois processos turbinam as ações de combate e promovem resultados extremamente positivos. 

Confira o conteúdo abaixo e tire todas as suas dúvidas!

O que é gestão da informação?

A gestão da informação desempenha um papel crucial na eficácia do combate às arboviroses, e podemos defini-la como um conjunto de práticas, que tem por objetivo coletar, armazenar, organizar e aplicar os dados relacionados às doenças que circulam nos sistemas de saúde diariamente.

A partir desse gerenciamento, a gestão de saúde pública pode dispor dessas informações para diversos propósitos, como por exemplo:

  • Monitoramento e controle de surtos: Aqui, vale a otimização dos processos de monitoramento, identificação precoce de casos e resposta rápida a surtos ocasionados por arboviroses, contribuindo de maneira eficiente para as atividades de combate;
  • Identificação de focos: A gestão de informação e business intelligence na saúde permite a identificação de áreas mais propensas à proliferação de vetores. Nesse ponto, a análise de dados dentro da gestão da informação aponta para desafios específicos no combate às arboviroses que precisam ser ocorridos;
  • Conhecimento sobre populações vulneráveis: A coleta e análise de dados detalhados permitem uma compreensão aprofundada das populações mais vulneráveis, possibilitando a personalização de estratégias de prevenção e combate;
  • Tomada de decisão baseada em evidências: Informações que são gerenciadas de maneira eficaz fornecem uma base sólida para a tomada de decisões embasadas, permitindo que os gestores de saúde pública ajam de maneira proativa, orientada e inteligente.

Se tratando da saúde pública, a gestão da informação torna-se um recurso inestimável. Os dados referentes à incidência de arboviroses, padrões de propagação e eficácia de intervenções oferecem um ativo muito importante, capacitando as autoridades de saúde a desenvolver estratégias mais eficazes, aprimorar a resposta a emergências e, consequentemente, fortalecer a capacidade de enfrentamento dessas doenças.

O que é Business Intelligence?

De modo geral, o Business Intelligence (B.I) combina análise de dados epidemiológicos, mineração de informações, visualização de dados, infraestrutura de informações e melhores práticas para auxiliar as autoridades de saúde pública a tomar decisões informadas, trazendo um novo nome para a gestão de informação e business intelligence na saúde.

Na prática, a eficácia da inteligência em saúde moderna, impulsionada pelo BI, se manifesta quando há uma compreensão holística dos dados relacionados às arboviroses e sua aplicação para gerar mudanças positivas, eliminar ineficiências e adaptar-se rapidamente às dinâmicas do cenário epidemiológico.

Em suma, podemos perceber alguns contextos importantes da gestão de informação e business intelligence na saúde, especialmente este último. Confira:

  • Mineração de dados: Na gestão de informação e business intelligence na saúde voltada ao combate de arboviroses, a mineração de dados assume um papel fundamental.
  • Utilizando bancos de dados, estatísticas e aprendizado de máquina (Machine Learning), é possível identificar padrões de propagação, áreas de maior incidência e fatores associados à disseminação dessas doenças transmitidas por vetores;
  • Geração de relatórios: Compartilhar análises de dados com as partes interessadas é crucial para que os profissionais de saúde e autoridades competentes possam tirar conclusões embasadas e tomar decisões estratégicas no enfrentamento das arboviroses.
  • Relatórios detalhados permitem uma compreensão abrangente da situação epidemiológica, facilitando a implementação de ações preventivas e corretivas;
  • Benchmarking e métricas de desempenho: A comparação de dados de desempenho atual e histórico é essencial para avaliar a eficácia das intervenções no combate às arboviroses. 
  • O uso de painéis personalizados, por exemplo, oferece uma visão clara do progresso em relação às metas estabelecidas, permitindo ajustes rápidos e estratégias ainda mais eficientes. Assim, a gestão de informação e business intelligence na saúde torna-se muito mais assertiva.
  • Análise descritiva: Quando BI analisa dados passados, a análise descritiva na gestão de saúde pública revela eventos epidemiológicos anteriores, fornecendo excelentes insights em relação aos desafios enfrentados, bem como as soluções que são adotadas.
  • Todo esse processo contribui para a construção de estratégias mais eficientes no presente, trazendo a visão de que a gestão de informação e business intelligence na saúde é de suma importância.
  • Consultas: Formular perguntas específicas aos dados é uma prática essencial para extrair informações relevantes no contexto das arboviroses. A análise de conjuntos de dados específicos ajuda a compreender a dinâmica da propagação dos vetores e a eficácia das medidas de controle;
  • Análise estatística: Aplicando os resultados da análise descritiva, a análise estatística na gestão de saúde pública explora em profundidade os dados epidemiológicos. Isso inclui entender os motivos por trás de determinadas tendências, identificando fatores de risco e áreas críticas que exigem intervenção prioritária; e
  • Muito mais!

Qual é a relação da gestão de informação e business intelligence na saúde pública?

gestão de informação e business intelligence na saúde
gestão de informação e business intelligence na saúde pública

Em um processo onde o controle de surtos é essencial, a interconexão entre a gestão de informação e o business intelligence na saúde pública desempenha um papel crucial.

Vamos entender as dimensões únicas dessa relação, destacando como esses elementos colaboram para transformar dados em ações eficazes no enfrentamento das arboviroses!

Integração dinâmica de dados para resposta ágil

Na gestão de de arboviroses, a integração dinâmica de dados através de práticas avançadas de gestão de informação e BI possibilita uma resposta ágil. Esse processo permite a rápida identificação de áreas críticas, adaptação de estratégias e alocação eficiente de recursos para conter surtos em evolução.

Modelos preditivos na antecipação de surtos

A aplicação de modelos preditivos é um dos resultados dessa relação na saúde pública. Utilizando técnicas avançadas de BI, os modelos podem antecipar surtos de arboviroses, permitindo a implementação proativa de medidas preventivas e alocando recursos de forma estratégica.

Análise da eficácia de intervenções passadas

A capacidade de realizar uma análise de eficácia de intervenções passadas é uma contribuição valiosa dessa relação. Ao revisitar estratégias anteriores, a gestão de informação e BI, juntos, realizam a identificação do que funcionou e do que pode ser aprimorado, fornecendo uma base sólida para abordagens futuras.

Flexibilidade na adaptação a mudanças epidemiológicas

A relação entre gestão de informação e Business Intelligence na saúde pública oferece flexibilidade na adaptação a mudanças epidemiológicas. Com a capacidade de rápida análise e implementação de ajustes nas estratégias, agentes e gestores de saúde podem manter-se à frente das dinâmicas evolutivas das arboviroses.

O Techdengue fornece inteligência de dados para a gestão da informação e Business Intelligence para a saúde pública!

Como pioneiro na vanguarda do combate às arboviroses, o Techdengue se destaca ao proporcionar soluções inovadoras e altamente eficazes para a gestão de saúde pública, especialmente no que tange a gestão de informação e business intelligence na saúde pública.

Através de drones equipados com inteligência de dados, georreferenciamento avançado e business intelligence (BI), o projeto revoluciona a abordagem à profilaxia e tratamento dessas doenças, proporcionando uma resposta ágil e fundamentada em dados reais. 

Redefinimos o planejamento estratégico no combate às arboviroses ao incorporar inteligência de dados em todas as fases operacionais. Os drones, dotados de tecnologia avançada, realizam análises preditivas para identificar áreas de maior risco, otimizando o direcionamento de recursos para prevenção e tratamento.

Além disso, vamos muito além de oferecer uma solução completa de business intelligence para relatórios em tempo real. Com algoritmos avançados e BI, geramos relatórios detalhados sobre a propagação das arboviroses, permitindo que autoridades de saúde tomem decisões informadas com base em análises precisas e atuais.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre a gestão de informação e business intelligence na saúde aplicada ao combate de arboviroses, que tal saber mais sobre o projeto? Confira o nosso vídeo abaixo:

Acesse agora mesmo o site e saiba como podemos contribuir, de maneira tecnológica, 100% remota e orientada por dados, no combate às arboviroses por meio da inteligência de dados e business intelligence

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *