Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Geotecnologia

Tratamento de arboviroses com drones: como funciona?

09/11/2023
2 min de leitura
Tratamento de arboviroses com drones: como funciona?
Junte-se a mais de 2.800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

No âmbito da gestão de saúde pública de zoonoses, a busca por métodos inovadores e eficazes está cada vez mais evidente. Diante desse desafio, surge um processo extremamente eficiente: o tratamento de arboviroses com drones. 

Sendo uma metodologia única do TechDengue com efeitos visíveis e comprovados, neste artigo você vai entender como funciona o tratamento por meio dessa solução tecnológica e seus efeitos positivos gerados, sobretudo quando integrados e trabalhados em conjunto com a Secretaria de Saúde dos municípios. 

Continue a leitura e saiba mais sobre o tratamento de arboviroses com drones!

A tendência dos drones no tratamento de arboviroses

drones inteligentes na saúde
tratamento de arborivoses com drones

No cenário contemporâneo da gestão de saúde pública, os drones emergem como protagonistas cruciais na luta contra as arboviroses. 

A crescente sinergia entre essas tecnologias aéreas e os agentes de saúde dos municípios aponta para uma transformação paradigmática, redefinindo os métodos tradicionais de controle de zoonoses. 

A Vale, mineradora de Brumadinho, compartilhou em seu portal a implementação bem-sucedida da tecnologia do drone no combate à dengue e outras doenças causadas por mosquitos em Belo Horizonte. Esse fato, vindo de uma autoridade reconhecida, valida a eficácia e a relevância do uso de drones neste contexto.

Os desafios enfrentados pelos agentes de saúde na identificação precisa dos focos de reprodução do Aedes aegypti, bem como na execução eficiente de intervenções, são complexos e multifacetados.

Os drones, ao sobrevoarem áreas extensas e de difícil acesso, oferecem uma perspectiva única e uma abordagem ágil para superar essas barreiras.

Como funciona o tratamento de arboviroses com drones? 

Agora que você já compreende a importância tecnológica e disruptiva dos drones no cenário da saúde pública, é hora de mergulhar no processo de tratamento e profilaxia de arboviroses proporcionado pelo TechDengue, uma solução inovadora, pioneira e desenvolvida pela Aero Engenharia

Antes da etapa de tratamento, o TechDengue passa por fases importantes, nas quais precisamos entender:

As fases antecedentes ao processo de tratamento são:

  1. Planejamento: A estratégia de atuação é definida em conjunto com o município;
  2. Mapeamento: É empregada tecnologia de ponta para adquirir maior qualidade da informação obtida;
  3. Análise: Aplicamos ciência de dados, inteligência da informação e engenharia de ponta para identificação dos focos de reprodução do Aedes aegypti;

No cerne da missão do TechDengue, está a revolução no tratamento de arboviroses com drones. A tecnologia patenteada eleva o padrão, garantindo não apenas eficácia, mas uma transformação completa nos moldes convencionais de tratamento e também da profilaxia.

Equipados com um dispenser avançado, os drones têm a capacidade de tratar até 26 pontos de Oportunidade e Interesse (POI’s) em um único voo por aproximadamente 30 minutos. Essa eficiência não só economiza tempo, como também amplia significativamente a área de intervenção, atingindo locais remotos e anteriormente inacessíveis pelos agentes de saúde.

Portanto, a utilização dos equipamentos exclusivos do TechDengue não apenas otimiza o tempo de resposta, mas também capacita o município a acessar áreas distantes, com segurança e eficácia.

O dispenser do TechDengue é equipado com um sistema de mira a laser, permitindo o tratamento de objetos de interesse a longa distância. Essa capacidade de focalização para atingir alvos específicos maximiza a eficácia do tratamento.

No processo de tratamento, é utilizado o mesmo larvicida preconizado pelo Ministério da Saúde e fornecido aos municípios. 

A escolha é pautada na qualidade reconhecida e no alinhamento total com as práticas já orientadas e realizadas pelas autoridades de zoonoses. 

Potencialize as ações do seu município no tratamento de arboviroses com drones com a metodologia única do TechDengue

Conforme dito, o TechDengue é um projeto da Aero Engenharia, mesclando B.I, Engenharia, Inteligência de Dados e Geoanalytics para chegar a uma solução inovadora, pioneira e com eficácia comprovada.

Atuamos no mercado desde 2016 e somos pioneiros na entrega de uma solução tecnológica completa, e totalmente orientada por dados. A análise desses dados epidemiológicos soma-se aos inúmeros processos tecnológicos que já utilizamos.

Já mapeamos mais de 12 mil hectares, identificamos mais de 28 mil POI’s (Pontos de Oportunidade e Interesse), já tratamos mais de 5mil focos e já geramos mais de 128TB em informações através de nossa plataforma de Business Intelligence, a AeroMap

Os acima números apenas mostram que atuamos de acordo com dados inteligentes, orientados por informações reais e que, posteriormente, servem como suporte na tomada de decisão da gestão pública. 

Mais do que uma solução tecnológica, o TechDengue é um parceiro estratégico para equipes de Zoonoses em todo o país.

Ao potencializar as ações realizadas em campo, nossa tecnologia contribui diretamente para resultados tangíveis e escaláveis no controle das arboviroses – transformando desafios em conquistas e criando um futuro mais seguro para todos!

Veja como funciona o tratamento do TechDengue no vídeo abaixo:

Conheça o TechDengue e confira o nosso tratamento de arboviroses com drones! Fale com um de nossos especialistas. 

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Tratamento de arboviroses com drones: como funciona?”

Inovação para o combate a dengue: Conheça o TechDengue!

[…] Geotecnologia […]