Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

TechDengue

Tratamento e Profilaxia com drones ao Aedes aegypti!

17/11/2023
4 min de leitura
Tratamento e Profilaxia com drones ao Aedes aegypti!
Junte-se a mais de 2.800 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O avanço tecnológico tem proporcionado soluções inovadoras para desafios que afetam diretamente a saúde pública. No combate ao Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, o tratamento e profilaxia com drones tem se destacado como uma alternativa eficaz e extremamente viável. 

No mundo dinâmico da saúde pública, é imperativo buscar métodos avançados e eficazes para lidar com as ameaças, uma vez que elas se adaptam e se desenvolvem com o tempo. O tratamento e profilaxia com drones surge como uma estratégia promissora, promovendo uma abordagem ágil e eficiente no combate á dengue. 

À medida que mergulhamos nesse universo de possibilidades, surge a pergunta: como os drones podem revolucionar o combate ao mosquito da dengue? 

Para descobrir mais sobre essa abordagem inovadora e seus desafios para a gestão de saúde pública, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tratamento e profilaxia com drones!

O cenário atual de combate á dengue

O combate à dengue, nos dias atuais, é um desafio constante enfrentado pelos municípios. Estratégias tradicionais, como nebulizações e inspeções manuais, embora sejam valiosas, muitas vezes não conseguem acompanhar a rapidez com que o Aedes aegypti se propaga. 

Além disso, a expansão urbana e a mobilidade da população contribuem para a complexidade do controle efetivo dessas arboviroses.

A sazonalidade das chuvas cria ambientes propícios à reprodução do mosquito, aumentando os riscos de surtos. Os métodos convencionais, embora realizem um papel essencial, muitas vezes mostram-se limitados diante da escala necessária para cobrir vastas áreas urbanas.

A falta de uma abordagem integrada e ágil resulta em desafios na identificação precoce de focos de infestação e, consequentemente, na implementação eficaz de medidas preventivas.

Os recursos financeiros que são direcionados para métodos que, embora sejam essenciais, podem não ser tão eficientes quanto necessário. 

A necessidade de uma resposta mais eficaz no combate à dengue levanta a questão: como podemos otimizar os esforços de combate, tornando-os mais eficientes e precisos?

O uso de drones e suas vantagens para o combate à dengue

Redução de custos 

O tratamento e profilaxia com drones no combate á dengue representa uma significativa redução de custos operacionais. Em comparação com métodos tradicionais, os drones oferecem uma eficiência notável, otimizando recursos financeiros e permitindo que os esforços se concentrem onde são mais necessários. 

Sem contar que, com a atuação dos drones, a necessidade de presença no local de tratamento torna-se desnecessária, uma vez que o processo pode ser realizado de maneira totalmente remota. 

Mais assertividade na identificação e redução de focos

A inteligência de dados e o georreferenciamento dos drones proporcionam uma identificação precisa dos pontos críticos de proliferação do mosquito. Essa abordagem direcionada permite uma intervenção mais eficaz, maximizando o impacto das ações de tratamento e profilaxia com drones.

Comunidades mais seguras

O tratamento e profilaxia com drones, como consequência, afeta positivamente o bem estar da população. Afinal, se temos a oportunidade de tratar e prevenir pontos de foco e evitar que o mosquito se reproduza e prolifere, trazemos mais saúde para o município, integrando o bem estar e segurança no dia a dia dos cidadãos. 

Tratamento e profilaxia com drones ao Aedes aegypti é com o TechDengue!

De acordo com informações divulgadas pelo G1, 75% dos municípios brasileiros registraram casos de dengue em 2023. Apenas em março, houve um pico em relação aos casos da doença no ano passado, mostrando mais de 45 mil registros em apenas três dias. E esses números não param. 

Em um cenário onde o mosquito da dengue cresce de maneira progressiva, o TechDengue surge como uma inovação disruptiva no enfrentamento às arboviroses, sobretudo a dengue. 

Nossa solução representa uma resposta pioneira, integrando tecnologias de última geração para complementar as estratégias atuais de tratamento e profilaxia, em parceria com a Secretaria de Saúde dos municípios e os agentes de zoonoses. 

O diferencial do TechDengue não está somente no tratamento e profilaxia do vetor, mas na redefinição da abordagem ao combate da dengue. Equipado com drones inteligentes, munidos de inteligência de dados, georreferenciamento e Business Intelligence, o TechDengue oferece uma resposta ágil e eficaz.

Planejamento

A fase inicial do nosso processo é marcada por um criterioso planejamento, desenvolvido em estreita colaboração com as prefeituras. 

Nesse estágio, buscamos estruturar áreas de atuação alinhadas aos interesses e necessidades específicas de cada município. Nosso objetivo é promover uma estratégia customizada e eficaz, adaptada à singularidade de cada comunidade.

Entendemos que a eficácia reside na personalização, e é por isso que investimos tempo e esforço significativos na compreensão das nuances de cada região. 

Colaboramos ativamente com as prefeituras para garantir que nossas ações estejam perfeitamente sintonizadas com as particularidades locais.

Esta abordagem não apenas reflete nosso compromisso com resultados tangíveis, mas também destaca a importância da sinergia com as autoridades municipais. 

Mapeamento

Na etapa do mapeamento, entramos na primeira atividade prática em relação ao tratamento e profilaxia com drones. A fase ocorre com o sobrevoo de drones sobre as áreas selecionadas durante o planejamento. 

Em média, são captadas 200 imagens para cada hectare de voo, proporcionando uma base sólida para as fases subsequentes e promovendo uma visão abrangente das regiões de atuação.

Análise e identificação

Na etapa de Análise e Identificação, avançamos para o processamento das imagens, que são capturadas durante a fase de mapeamento. Por meio de um software de ponta, nossa equipe identifica minuciosamente os locais com potencial de reprodução do mosquito.

Esta fase destaca uma taxa média de conversão de 10% de pontos de oportunidade identificados em relação ao total de imagens captadas por hectare.

Ao transformar imagens em informações valiosas, estamos moldando dados, trazendo oportunidades tangíveis para ações significativas. Cada ponto identificado não é apenas uma estatística, mas um ponto de partida para intervenções estratégicas e direcionadas. 

Tratamento/Profilaxia

Na terceira e última etapa prática, introduzimos uma tecnologia embarcada que realiza a dispersão do larvicida de maneira sustentável.

A pastilha é 100% orgânica, contendo Espinosade, derivado de processos de fermentação biológica. Este composto não só garante uma eficácia notável no controle dos mosquitos, mas também demonstra um comprometimento máximo com o respeito ao meio ambiente e às comunidades.

A escolha de um larvicida orgânico é mais do que uma decisão técnica: é um compromisso com a sustentabilidade e a saúde local. Ao adotar esta abordagem, combatemos ativamente as arboviroses e garantimos que nossas ações deixem um impacto positivo duradouro no ecossistema.

Geointeligência (BI)

Compreendendo a magnitude do projeto para comunidades e prefeituras, o TechDengue sentiu a necessidade de ir mais além. 

Captação, armazenamento, tratamento e análise de dados tornam-se rotinas essenciais, e por isso, relatórios 100% digitais, interativos e comentados são gerados, permitindo que órgãos municipais acompanhem a evolução das ações e tomem decisões estratégicas baseadas em dados. 

Cada prefeitura possui acesso exclusivo ao AeroCloud, nosso próprio sistema, proporcionando praticidade e eficácia na gestão de informações através de dashboards acessíveis de qualquer lugar. Além disso, oferecemos o treinamento da plataforma, garantindo mais eficiência e assertividade.

O TechDengue vai muito além de ser uma simples solução tecnológica no tratamento e profilaxia com drones: o projeto se estabelece como um parceiro estratégico para equipes de Zoonoses em todo o país.

Ao potencializar as atividades realizadas em campo, nossa tecnologia contribui diretamente para resultados tangíveis e escaláveis no controle das arboviroses, transformando desafios em conquistas e forjando um futuro mais seguro para todos! Essa é a nossa inovação para o combate à dengue.

Acesse o site, entre em contato com um de nossos especilistas e saiba mais sobre o tratamento e profilaxia com drones ao Aedes aegypti.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “Tratamento e Profilaxia com drones ao Aedes aegypti!”

O Business Intelligence na prevenção da Dengue - Blog

[…] TechDengue […]

A Inteligência de dados qualifica o combate ás arboviroses

[…] não somente como uma inovação, mas como uma revolução na forma como enfrentamos o vetor Aedes aegypti e suas consequências cada vez mais […]

Gestão de informação e Business Intelligence na Saúde: Veja!

[…] à tecnologia como maneira de otimizar as ações de combate às arboviroses, sobretudo ao Aedes aegypti, vetor causador de doenças como dengue, zika e […]