A Secretaria de Saúde de Minas Gerais aposta na tecnologia dos drones como uma nova alternativa na luta contra o Aedes aegypti. Por meio da Resolução 9035 23, o governo do estado mostra sua preocupação em implementar soluções mais eficazes no combate à Dengue e libera um incentivo que abrange todos os municípios mineiros com a finalidade de subsidiar medidas complementares às que já são aplicadas.
Portanto, a Resolução 9035 23 traz uma oportunidade única às cidades mineiras, visando aprimorar a gestão da saúde pública, mais especificamente no âmbito das arboviroses, e reduzir os riscos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti através de novos recursos para o combate: os drones!
O desafio da gestão pública no combate à dengue
De acordo com informações divulgadas pelo G1, em boletim epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde, cerca de 75% dos municípios brasileiros registraram casos de dengue em 2023.
No mês de março deste ano, houve o maior pico da doença, com 45.442 casos em apenas três dias. Ainda de acordo com o boletim, esse número é 41% maior em relação ao número de casos no mesmo período do ano passado.
Esses dados apenas nos mostram que o Aedes Aegypti continua em plena atividade, mas, sobretudo, em desenvolvimento.
Mudanças climáticas, resistência à inseticidas, comportamento de picada são apenas alguns dos fatores que tornam o mosquito cada vez mais adaptável ao ambiente, evoluindo com o passar do tempo e deixando a população cada vez mais vulnerável às doenças transmitidas pela picada.
Paralela a essa evolução, também se faz necessária a busca por alternativas mais modernas, práticas e tecnológicas de combate. Assim, também garantimos o papel de nos abastecermos de novas metodologias eficientes para o tratamento e profilaxia. Confira!
A Resolução 9.035/23
Entendendo esse ponto, fica claro que o movimento por trás da Resolução 9035 23 traz um incentivo financeiro totalmente voltado para novas soluções e metodologias que envolve, exclusivamente os drones como atividade complementar e conjunta com as ações cotidianas já realizadas pelas secretarias municipais de saúde, em prol do combate à dengue.
Em outras palavras, o governo do estado acredita no potencial da inteligência de dados e na tecnologia de ponta que existe por trás dos drones para sanar um problema endêmico que já assola o Brasil há bastante tempo — sobretudo pelo número de casos, que só aumentam a cada ano.
Para entender melhor o que é e como funciona a Resolução 9.035/23, é só clicar no vídeo abaixo! Nele, você encontra todas as informações que precisa.
O TechDengue é pioneiro no combate à dengue por meio de drones
Se a proposta da Resolução 9035 23 visa investir em drones como modelos mais eficientes em prol do combate ao Aedes aegypti, o TechDengue, um projeto da Aero Engenharia, traz o que há de mais disruptivo para o tratamento e profilaxia de arboviroses.
No contexto da tecnologia em crescente desenvolvimento na atualidade, nós, da Aero Engenharia, sempre tivemos a sagacidade e curiosidade de estarmos antenados em tendências e incorporá-las em nossos projetos.
Com nossa bagagem e a experiência que adquirimos ao longo dos mais de 7 anos de atuação no mercado de engenharia e saúde pública com drones, desenvolvemos uma solução totalmente inovadora: drones tecnológicos, modernos e dotados de inteligência da informação para combater a dengue por meio de tratamentos 100% remotos.
O que faz o TechDengue ser pioneiro e disruptivo no combate à dengue?
Imagine não precisar ir até o local onde existam pontos de focos do mosquito para realizar o tratamento? Através da nossa tecnologia exclusiva, localizamos, de maneira 100% remota, os Pontos de Oportunidade e Interesse (POIs), ou seja, pontos centrais onde há focos do mosquito.
Os drones, equipados de inteligência da informação e sensoriamento remoto, conseguem sobrevoar regiões muitas vezes inacessíveis (como caixas d’água e terrenos isolados) para realizar o mapeando georreferenciado das áreas, gerando dados em tempo real, que posteriormente são analisados e transformados em informações relevantes que serão usadas como base na etapa de tratamento.
O tratamento
Após a análise e a conversão desses dados brutos em informações, iniciamos o tratamento com larvicidas orgânicos (preconizado pela Secretaria de Saúde).
O TechDengue possui tecnologia patenteada no processo de tratamento dos focos de reprodução do mosquito. O dispenser embarcado em nossos drones possui a capacidade de tratar até 26 pontos de oportunidade de interesse em um único voo de aproximadamente 30minutos.
Com a utilização dos equipamentos exclusivos do TechDengue, o seu município poderá acessar áreas remotas e inacessíveis de forma segura e eficaz.
Além da capacidade de tratar até 26 pontos por voo, o dispenser do TechDengue possui sistema de mira a laser que permite tratar um objeto de interesse a longa distância.
Entregamos BI (Business Intelligence)
AeroMap – A plataforma de inteligência de dados do TechDengue, desenvolvida ao longo dos últimos 6 anos de projeto, entrega informação em todos os níveis, desde dados gerenciais até as informações estratificadas de apoio às ações de campo.
Além disso, o AeroMap também é uma plataforma baseada em Sistema de Informações Geográficas (SIG), que utiliza dados georreferenciados para direcionar as ações de combate com precisão. Com recursos de IA, utilizamos processos semi-automáticos que empregam inteligência artificial para identificação dos Pontos de Oportunidade e Interesse (POI’s).
A plataforma é totalmente colaborativa, permitindo a interação e importação de dados por todos os envolvidos no projeto, sendo a equipe de gestão, a de análise e operacional. Para otimizar os processos, todas as ações históricas realizadas em seu município ficam disponíveis para serem acessadas de maneira online ou off (a qualquer momento) com apenas um clique.
Assim, a Prefeitura Municipal, em conjunto com a sua Secretaria de Saúde, conseguem acompanhar todas as ações realizadas pelo TechDengue, tendo informações relevantes para tomadas de decisões mais embasadas na gestão.
O TechDengue atende todos os critérios estabelecidos pela Resolução 9035 23
Para garantir a obtenção de resultados, a Resolução traz em suas diretrizes um conjunto de critérios em que a empresa precisa ter para contribuir com o município, e o TechDengue atende todas as exigências descritas no documento, estando 100% apto a iniciar suas atividades de imediato. Você pode conferir os critérios orientados pela Resolução 9035 23 através do PDF neste deste link.
Conte com uma solução pioneira, inovadora e disruptiva no combate às arboviroses. Entre em contato e fale com um especialista.